quarta-feira, 1 de julho de 2009

Educação em Matemática

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – IRECÊ-BA

CICLO: 02

ATIVIDADE: EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA

PROFESSOR: IRON PEDREIRA

PROFESSORA CURSISTA: JOSIELMA SILVA PIRES

Relato da Aula do Jogo de TA-TE-TI






O raciocínio lógico matemático também deve ser e é trabalhado desde as series iniciais, nas situações que envolvem a contagem, os registros e a comparação de quantidades entre outras.

A construção do conhecimento lógico matemático se faz a partir da vivencia da criança, aliada as situações de desafios que lhe são colocadas, na escola e em casa. Sem duvida, o jogo é um aliado importante nesta construção. Os estímulos que ele oferece na busca de estratégias, na resolução de problemas e no convívio harmonioso com os colegas por se só seriam indicativos da necessidade de seu uso.

É importante e necessário que as crianças efetivamente incorporem os conceitos matemáticos, construindo assim a estrutura lógica de maneira solida, tornando-se capazes de raciocinar logicamente numa ampla variedade de situações ou tarefas.

Para efetuar está atividade do jogo TA-TE-TI foi necessário fazer um levantamento prévio do que os alunos sabiam a respeito de jogos. Eles de vários jogos como: futebol, dominó e baralho, logo apresentaram o jogo do TA-TE-TI que eles logo atribuíram a semelhança com o jogo da velha, o qual eles relataram que se jogava usando o X e o O (circulo) para demarcar os espaços e fazer pontos. Fui então apresentar as regras do jogo.

- Não pode saltar casas que estiver com tampinhas.

- Só faz ponto com as três tampinhas na seqüência, na horizontal, vertical ou diagonal.

- Começa primeiro quem ganhar no par ou impar.

No inicio houve bastante dificuldade, na compreensão dos alunos pois eles só tem cinco anos. Tive que jogar a primeira partida junto com a professora auxiliar da minha

turma a pró Rejane, depois peguei o aluno Felipe Souza que compreendeu o jogo, nos jogamos para incentivar o grupo.

O jogo foi oferecido para três duplas, as quais tiveram dificuldades querendo saltar as casas, não respeitando a casa do colega, então foi necessário está indo a todo o momento lendo as regras do jogo.

Durante o jogo adotei uma postura de observador, consultor, interventor e organizador no processo de construção do ensino aprendizagem, e neste sentido favorecendo o desenvolvimento dos alunos na capacidade de criar estratégias, rapidez de pensamento e organização.

O jogo é um desafio para todos, pois requer mudanças na postura do alunado e do próprio professor.

Ainda na realização do jogo, observando os alunos, tive que está atenta vendo o desempenho dos alunos fazendo com que o aluno fizesse uma analise mais precisa de seus erros.

Assim o jogo prosseguiu com erros e acertos, o que é normal nas partidas de jogos onde se vence com o erro do adversário.

Foi uma experiência impar, e que deixou uma contribuição para a valorização de produções, auto-estima de nossos alunos.

no que concerne ao lúdico, através dos jogos matemáticos a criança se distancia do cotidiano entrando em um mundo repleto de imaginação, pois sabe-se que todo o jogo acontece num tempo e espaço e possui seqüência e regras para cada tipo especifico de jogo.


Nenhum comentário: