quarta-feira, 1 de julho de 2009


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
Prof.ª Inês
Geac- Concepções
Cursista: Josielma Pires


COMPUTAÇÂO

Diante da proposta apresentada pelo curso de Pedagogia da UFBA a atividade de tecnologia tem por objetivo inserir seus alunos no mundo tecnológico, esta proposta tem sido desenvolvida com o intuito de nos aproximar e alfabetizar digitalmente. Ela tem nos favorecido na nossa formação em serviço, que vem provocando mudanças em nós cursistas, diante das atividades oferecidas pelo curso principalmente quando socializamos comentários nos ambientes de rede como: moodle, blog, na lista de e-mail e chat.
Está tendo uma interligação entre a atividade de tecnologia com as demais atividades visto que, utilizamos a mesma para divulgação, comentários e discussões das outras áreas do curso.
Com o estudo destas tecnologias estamos ampliando novos conhecimentos com diversas possibilidades oferecidas por alguns programas como: o gimp e o cinerella, que produz e transforma em algumas estéticas e em movimento. Também houve a disponibilidade de alguns textos para nos orientar para uma melhor compreensão sobre tudo nos diz respeito à inclusão digital.
A comunicação virtual esta presente a todo o momento, promovendo as múltiplas linguagens. Na primeira turma de pedagogia houve a proposta de criar alguns tele centros, em alguns locais: nos povoados de Itapicuru, Meia Hora e na sede no Colégio Odete com o intuito de contribuir para inclusão digital das comunidades.
A pedagogia do acontecer não apareceu de forma satisfatória, visto que não levado em conta o tempo que cada um tem para aprender, e com isso houve avaliações que não respeitou o tempo de maturação de alguns cursistas.
A globalização é sustentada pela informática e está em todas as classes. Percebemos a presença da cultura local e global quando comunicamos com outras localidades, ou até mesmo por todo o mundo.

Nenhum comentário: